WRESTLING SPAM TV

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Moore's Wrestling Corner #13 - NJPW Destruction 2014 Part I: Review


Boas, malta da CWO. Daqui vos escrevo eu, Moore (ou Mauro, como preferirem) numa nova edição do Moore’s Wrestling Corner, espaço já habitual aqui no Wrestling Spam.

Pela segunda vez vos venho falar de um tema que não o wrestling independente (a 1ª edição foi sobre a TNA), porém, calculo que este tema seja ainda mais desconhecido à maioria que a ROH ou a PWG. Pois bem, vou fazer de novo uma review, mas a um evento da New Japan Pro-Wrestling, maior promotora do Japão e segunda maior do mundo (desculpa TNA).

Bom, para já, há que referir que comecei a acompanhar a NJPW de vez em quando no Wrestle Kingdom 8 em Janeiro, sendo que despertei mesmo enquanto fã confesso da companhia durante este G1 Climax, realizado em Julho e Agosto de 2014. Okada venceu o torneio e terá title shot no próximo Wrestle Kingdom.

Hoje venho apresentar-vos o último PPV da NJPW (aquando da escrita do artigo), o Destruction Part I em Kobe, sendo que, por questões de tamanho (e de interesse pessoal) vou apenas ver e analisar seis combates. Tudo dito, vamos a isso.

Destruction Part I - 21 de Setembro



Tomohiro Ishii/Forever Hooligans def. Yujiro Takahashi/Young Bucks
- Background: Um simples showdown da NJPW entre CHAOS e Bullet Club, sendo que as duas tag teams foram os últimos dois ex-campeões de equipas Junior, enquanto que Takahashi é campeão da NEVER e Ishii é o ex-campeão.
- Foi um combate interessante, bem rápido, a não passar dos oito minutos e sempre a um ritmo elevado. Obviamente foram explorados dois pontos de interesse: Ishii vs. Takahashi e Bucks vs. Hooligans, sendo que o final foi deixado para as equipas: Contract Killer em Matt Jackson e os CHAOS venciam.
- Kudos para o Ishii que desde o Climax anda com o ombro separado. Como diz o Meltzer: wrestler mais underrated do mundo.
Rating: ***1/4

Do opener passamos para o 5º combate da noite, a valer o título Junior da IWGP.



IWGP Junior Heavyweight: Ryusuke Taguchi def. KUSHIDA ©
- Nota: De referir que não sou um enorme fã de nenhum dos dois, mas não esperava de todo esta mudança de título. Pensei que o KUSHIDA seria o ás da divisão Junior nos próximos anos.
- O combate em si foi honestamente a melhor coisa que vi acontecer num ringue desde a final do Climax, o Taguchi fez papel de heel logo antes do combate ao recusar um aperto de mão e comportou-se como tal durante o combate. Nunca tinha visto um ponto tão bem explorado como a perna do KUSHIDA aqui foi desde o início. O público ia ao rubro em cada vez que o KUSHIDA tinha algum ímpeto mas no fim, claro, ganhou o Taguchi com um Modified Ankle Lock.
- Muito bem trabalhada a resiliência do KUSHIDA mas muito bem trabalhada também a vontade de vencer do Taguchi.
- Depois do combate os juniores da Suzuki-Gun (Desperado, Taichi e TAKA) atacaram os dois. O Shelley tentou salvar e o Desperado quer title shot.
Rating: ****1/2

Kota Ibushi & Tetsuya Naito def. AJ Styles e Tama Tonga
- Outro bom combate, a começar logo em grande com uma troca de strikes entre o AJ e o Ibushi, com o Ibushi a sair por cima. Foram mesmo eles que tiveram mais tempo em acção, com o Tonga a ser o mais protegido dos quatro.
- Do princípio ao fim houve acção bem rápida, com algum high-flying da parte do Ibushi, mas nada de mais. No fim foi ele que conseguiu o pin no Tonga com um Golden Star Press, depois de o Naito ter arrumado o Styles com uma Lariat para fora do ringue.
- Nota: gostei de ver a equipa Ibushi/Naito.
Rating: ***3/4

IWGP World Tag Team: Bullet Club (Anderson/Doc) © def. CHAOS (Okada/YOSHI-HASHI)
- Bom combate, também este. Sejamos sinceros, o resultado era previsível. O Okada tem shot marcada ao título da IWGP, não faria sentido vê-lo com o título de equipas neste momento.
- Tenho é que dar “praise” a todo o booking do combate, sendo que o YOSHI-HASHI passou a maioria do mesmo a fazer o que é seu hábito: ser saco de pancada, tendo uma break no final que foi quando o Okada o ajudou a controlar o combate. Já mesmo no fim, um Swanton do YOSHI deu em near-fall após interferência do Takahashi que tirou o árbitro do ringue e depois aplicou um Brainbuster no YOSHI para os campeões finalizarem.
- Não tendo descredibilizado o Okada e tendo valorizado o YOSHI-HASHI na derrota, as estrelas foram Gedo e Jado (bookers e road agents).
Rating: ***1/2

Vamos passar à frente o Hirooki Goto vs. Togi Makabe, ficando assim a faltar pre-main event e main event.



Hiroshi Tanahashi def. Katsuyori Shibata
- Trata-se de um rematch do quarto dia (e melhor) do Climax, tendo o Shibata vencido aí. A fasquia ficou elevada e antes de ver calculo que a desforra não seja superior. Vejamos…
- Bom… se foi ou não melhor que o anterior não sei, mas lá que teve uma qualidade bem acima da média teve. Começando com chain and lock, rapidamente isso foi mudado e desde logo se viu strong style com fartura da parte de ambos, apesar de, como é normal, o Shibata ter sido bem mais stiff. O tipo é uma máquina de wrestling e o hate que lhe tinha há uns meses tem desaparecido a pouco e pouco.
- Sem que houvesse um grande momento a destacar (como no combate do Climax houve a Backfist do Shibata) tudo teve timing perfeito. O final foi decente, mas não excelente. Cross Body seguido pelo High Fly Flow.
Rating: ****1/4



IWGP Intercontinental: Shinsuke Nakamura def. Bad Luck Fale ©
- Eh… o Fale… o Fale é um tipo que não consegue um combate excelente, nem com Nakamura, nem com Tanahashi, nem com provavelmente ninguém deste mundo… mas consegue ter bons combates com um adversário decente, apesar de ter muitas falhas. A mais evidente: não consegue ser um verdadeiro monstro, sendo que essa é a gimmick dele. Culpa da softness e das expressões faciais.
- Falando do combate, foi carregado pelo Nakamura como um combate lento (nem o Fale consegue trabalhar um all-out) tanto no ringue como fora dele logo ao início. Portanto, mais abaixo notam que eu dei o rating que dei, mas ainda não vos convenci que o combate tenha merecido o que eu lhe dei. É agora: a construção foi muito bem feita, como é costume da NJPW, com o Fale a dominar ao início, recorrendo até aos Bucks para alguns golpes baixos e o final foi muito bom, credibilizando até o Fale por se safar do primeiro Boma Ye antes de comer um segundo. Merece por essas duas razões o rating.
- Finalmente, não foi o meu combate preferido da noite e esteve bem longe disso até, mas cumpriu bem o seu papel e o título voltou a quem lhe consegue dar prestígio.
Rating: ***1/2

Melhor prestação: Ryusuke Taguchi
Melhor momento: Cumprimento de Taguchi e KUSHIDA pós match (antes de aceitar o aperto de mão o KUSHIDA deu uma chapada no novo campeão)
Considerações finais: Como só fiz review parcial também não me parece bem atribuir um rating ao show todo, mas calculo que o resto tenha sido decente, apesar de ter visto somente o que mais me interessava. Gostei do que vi honestamente e fiquei bastante surpreendido com o Taguchi vs. KUSHIDA. Não era grande fã de nenhum e fiquei a gostar de ambos após a excelente contenda que tiveram.

0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More